top of page

Grupo Espírita Assistencial Nosso Lar

Grupo Espírita Assistencial Nosso Lar

Conheça o espiritismo.
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
Uma casa de oração;
Um lar de almas;
Um canto de luz e caridade.

O Grupo Espírita Assistencial Nosso Lar, há mais de trinta anos, vem

se estruturando cada vez mais para divulgar o espiritismo e exercer o apostolado da caridade cristã no auxilio a todos que a casa buscam.

28

Maio

1983

 

Fundação
A casa

A Equipe

A Equipe

O QUE É O ESPIRITISMO

   O espiritismo é considerado como uma ciência com um corpo filosófico com consequências religiosas.

   Poucas pessoas param para pensar neste tríplice aspecto da doutrina espírita.

   Allan Kardec, ao ouvir das manifestações de “mesas falantes”, ficou intrigado, pois, sendo altamente perspicaz, sabia que mesas não têm inteligência para expor ideias e compor frases inteiras, porque era isso que estava acontecendo nos salões de festas em Paris, quando o Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail se propôs a investigar os fenômenos e foi assim que ele começou a descortinar o “véu” que encobria a maior parte das indagações dos seres humanos.

   Após descobrir que Espíritos estavam por trás das manifestações das mesas, foi ao encontro de pessoas mais sérias que igualmente investigavam o assunto e mais tarde, através de médiuns conceituados, pôs-se em contato com os supostos “mortos”.

   Foi-lhe dito que ele tinha a missão de ser um dos instrumentos de Jesus para levar à Terra a terceira revelação, o consolador prometido por ele, quando ainda estava entre nós, na Palestina.

   Professor Rivail descobriu ter tido uma encarnação entre os celtas, na época de Júlio César e que seu nome fora Allan Kardec, pseudônimo que passou adotar nos livros da codificação espírita.

   Kardec usou de CIÊNCIA para investigar os casos. Todo o resultado obtido nas pesquisas foi fruto de análises sistematizadas, observações, identificações e explicações nas mais diversas categorias de fenômenos e fatos.

   As questões feitas aos Espíritos, de forma metódica e racional, sobre os problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem expõe explicitamente a FILOSOFIA nesta pesquisa.

   Allan Kardec descobriu, dessa forma, ouvindo os prepostos de Jesus, as respostas de onde viemos, o porquê estamos aqui e para onde vamos, e essa descoberta promove uma verdadeira revolução moral, a qual nos redireciona a Deus, sendo assim, portando, considerada uma RELIGIÃO.

   As manifestações foram intensas nos EUA e depois se mudaram para Paris e lá elas duraram um tempo, no qual foi mais intenso no percurso das pesquisas de Kardec, porém o movimento espírita estagnou e foi trazido para o Brasil, onde boa parte dos brasileiros abraçou a doutrina a tal ponto que em pouco tempo já formavam milhões de espíritas.

   O Espírito Humberto de Campos chamou o Brasil de pátria do Evangelho, o que desagradou alguns, porém agora faz sentido. O espírita brasileiro parece que teve que se debruçar nos estudos e práticas da caridade assim como a doutrina ensina e aprender a boa convivência fraterna com seus semelhantes. Ao longo de mais de trinta anos vários irmãos abandonaram a terra do cruzeiro escolhendo lares no exterior. Já são mais de três décadas onde “imigrantes” espíritas brasileiros em terras supostamente estrangeiras, começam a implantar o evangelho no lar, convidando compatriotas e partindo disso pequenos centros começaram a brotar.

   Hoje já são quarentas e três países onde a terceira revelação está se implantando. Duas gerações já se passaram e muitos desses imigrantes têm descendentes que já levam seus filhos para a evangelização espirita infantil.

O Que é

O ESPIRITISMO NO MUNDO

   O espiritismo tem encontrado inúmeros simpatizantes ao redor do mundo e Divaldo Franco tem comprovado isso nas suas viagens para propagar a doutrina. Foram sessenta e quatro países onde ele teve a honra de declamar sobre a terceira revelação.

   Não raro, por onde ele passa um ponto de estudo da doutrina espírita é deixado, o qual logo se transforma um centro, confirmando, dessa forma, a plena expansão do evangelho de Jesus, ressurgido no Brasil e desse ponto espalhado pelo planeta.

   Já são contabilizados quinze milhões de espiritas no mundo, porém o número deve ser maior, pois muitos se negam a aderir ao “censo” categorizando espiritismo como religião.

   Oficialmente sabe-se de quarenta e três países onde existem federações, conselhos e centros.

O Espiritismo em 43 países

Alemanha: Freundeskreis Allan Kardec-Aachen

Angola: Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola

Argentina: Confederación Espiritista Argentina

Austrália: Allan Kardec Spiritist Group Inc

Áustria: Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis – SEEJA

Bélgica: Union Spirite Belge

Bielorrússia: Grupo Espírita de Minsk

Bolivia: Federação Espirita Boliviana

Brasil: Federação Espírita Brasileira

Canadá: CSC - Conseil Spirite Canadien (Canadian Spiritist Council)

Chile: Centro de Estudios Espírita Buena Nueva

Colômbia: Confederación Espiritista Colombiana – CONFECOL

Cuba: Sociedad Amor y Caridad Universal

Dinamarca: Spiritist Educational Society Denmark (SESD)

El Salvador: Federación Espirita de El Salvador

Equador: Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec

Escócia: Spiritist Group of Glasgow

Espanha: Federación Espirita Española

Estados Unidos da América: United States Spiritist Council

Estônia: Spiritis Group of Estonia

Finlândia: Finland Association of Dom Inácio’s friends

França: Union Spirite Française et Francophone

Guatemala: Cadena Heliosóphica Guatemalteca

Holanda: Conselho Espírita Holandês (NRSP)

Hungria: Grupo Espírita Allan Kardec

Irlanda: Spiritism Study Group of Ireland

Itália: Centro Italiano Studi Spiritici Allan Kardec

Japão: Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier

Luxemburgo: Groupe Spirite Allan Kardec

México: Central Espírita Mexicana

Moçambique: Centro Espírita de Moçambique

Noruega: Gruppen for Spiritistiske Studier Allan Kardec

Paraguai: Centro de Filosofia Espiritista Paraguayo

Peru: Federación Espirita del Perú – FEPERU

Polônia: Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas

Portugal: Federação Espírita Portuguesa

Principado de Liechtenstein: Grupo de Estudos Espíritas Miramez – GEEM

Reino Unido: Allan Kardec Study Group

República Checa: Grupo de Estudos Allan Kardec de Praga

Suécia: Svenska Spiritistika Förbundet

Suíça: Union des Centres d’Études Spirites en Suisse

Uruguai: Federación Espírita Uruguaya

Venezuela: Centro Espírita Sócrates

Mundo

ATIVIDADES

SEGUNDAS FEIRAS
19h30
QUARTAS FEIRAS
19h30

- Palestra Pública

- Passe.

- Atendimento Fraterno.

- Vibração.

- Evangelização 

Infantil.

Sábados
16h00

Estudo:  Livro dos Espíritos e Livro dos Médiuns.

- Palestra Pública

- Passe.

- Atendimento Fraterno.

Vibração
Passe
Palestras ou Explanações
Estudo Espírita
Atendimento Fraterno
Clique nas figuras para saber mais sobre o assunto.
Atividades

Estudo Espírita

Amai-vos
Instrui-vos

     “Espíritas!, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades são encontradas no Cristianismo; os erros que nele criaram raiz são de origem humana. E eis que, além do túmulo, em que acreditáveis o nada, vozes vêm clamar-vos: Irmãos! nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade!” – (Espírito de Verdade. Paris, 1860.)

Allan Kardec – O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, item 5.

     A mensagem imperativa do Espírito da Verdade já é um convite para o estudo sublimar da doutrina.

     Todas as respostas, ou a maior parte delas, para as grandes perguntas da humanidade se encontram nas obras espíritas. Estudando-as teremos sempre mais argumentos íntimos para continuarmos nosso caminho rumo à perfeição, pois nossas indagações seculares chegam até nós através do consolador prometido por Jesus.

     André Luiz afirma que em qualquer setor de trabalho, a falta de estudo significa estagnação. Não será diferente em relação à doutrina. Portanto, estudar a doutrina, meditar sobre seus pontos e praticar no cotidiano, deve ser, além de caridoso em todos os sentidos, prazeroso, pois estamos investindo em nosso projeto espiritual.

Estudo Espírita

Palestra Pública

   O estudo espírita é muito importante, mas as palestras doutrinárias também têm um peso enorme no nosso aprendizado. Quando ouvimos o palestrante expor determinados pontos que vão ao encontro de nossas indagações, nossos erros e nossas dores, nós aprendemos.

   Quando estamos buscando um lenitivo ou já estamos fazendo parte do quadro de pessoas do tratamento espiritual, ao irmos ao Centro para as palestras, precisamos ir de alma receptiva não apenas para o passe.

   A pessoa irmã que faz a apresentação nunca está sozinha. Ela, ou ele, é inspirada por bons espíritos, também trabalhadores do Centro do quadro de desencarnados. Além de outros tantos aptos a nos ajudar, desde que tenhamos merecimento e pré-disposição para isso. De qualquer jeito, estaremos sempre amparados, pois eles representam o amor de Deus e Jesus neste planeta e cada um de nós tem uma grande equipe de Espíritos amigos e amores que querem o nosso bem.

   Mas ao trocarmos nossos compromissos espirituais por algo de menor importância, estamos jogando fora o momento que, às vezes, tanto queríamos quando estávamos no mundo espiritual: desabrochar a espiritualidade ainda enquanto na carne. Deixar o Centro para segundo plano, é como não ir à faculdade durante o ano e depois querer saber as respostas das provas finais.

Palestra

O Passe

   O passe, também designado fluido terapia, caracteriza-se por uma transmissão de fluidos do passista que transmite fluidos de reequilíbrio para o atendido que, os recebe em clima de prece. O passe tem por objetivo o reconforto físico, psíquico, perispiritual e espiritual.

 

    Existem quatro tipos de passes espíritas:

 

   1.MAGNÉTICO: Quando ministrado apenas com os recursos fluídicos do próprio passista (magnetismo animal);

   2.ESPIRITUAL: Quando ministrado pelos Espíritos unicamente com seus próprios recursos (magnetismo espiritual), sem o concurso de intermediário (médium passista);

 

   3.MISTO: Quando os Espíritos combinam seus fluidos com os do médium-passista, dando-lhes características especiais;

 

   4.MEDIÚNICO: Quando os Espíritos atuam através de um médium. Vale lembrar, referente a essa modalidade, que haverá ocasiões em que seja bom e mesmo necessário o passista atuar inteiramente mediunizado, mas, nos serviços comuns de passe num Centro, isso é desaconselhável, pelo constrangimento que pode acarretar. “Interromper as manifestações mediúnicas no horário de transmissão do passe curativo. Disciplina é a alma da eficiência.”

Passe

Todos nós, sem exceção, já passamos por problemas e dramas seríssimos. A diferença é que muitos conseguem passar pela tempestade sem grandes consequências psicológicas, outros, entretanto, não têm a mesma fortaleza emocional.

   Essas pessoas perdem a direção, pois o mapa da vida parece distorcido e inacessível ao seu raciocínio já estressado pelas lutas morais que batem à porta da alma. Nem mesmo amigos ou parentes sabem o que se passa devido à vergonha de se expor ou mesmo para poupar os entes queridos e assim vai se afundando em amargura. A insegurança irá minando todos os apoios os quais antes julgara fortes e inabaláveis.

   Em muitas ocasiões muitos irmãos e irmãs de caminhada terrena sucumbem e se entregam ao suicídio, achando que com isso todos os seus problemas estarão solucionados.

   Não raro, nesta hora de extrema sensibilidade, os Espíritos amigos dessas pessoas estão se desdobrando para socorrer seus queridos do abismo profundo e escuro do autocídio.  E para a felicidade de muitos desencarnados, eles conseguem guiar seus protegidos a um Centro. A experiência espírita nesse sentido é ampla e as histórias de pessoas salvas por inspiração dos Espíritos são inúmeras.

   Nesse instante, no outro lado do acontecimento, temos o trabalhador espírita que se prontifica a atender, ouvir e conversar com o irmão necessitado de uma orientação. Tarefa delicada e de extrema responsabilidade, pois daí dependerá o bem estar do atendido. Disciplina, seriedade, boa vontade, preparo e amor são os requisitos que ampararão ambos, atendente e atendido. Com certeza Jesus também estará presente na figura dos seus emissários espirituais, que trabalham na Casa Espírita.

Atendimento

Vibração

   Na doutrina espírita há o conhecimento de que pensamento e vontade fazem verdadeiros feitos a favor do próximo. Quando dizemos, então, “vibração” é o momento em que usamos todo o nosso potencial para exteriorizar e direcionar bons fluidos (energia, oração, emanação positiva, etc.) para as pessoas que achamos que necessitam desse auxílio. Esses fluidos também podem ser manipulados pelos bons espíritos e direcionados para tratamentos ou outras necessidades que a espiritualidade achar necessária.

   Médiuns videntes afirmam que nessa hora também muitos espíritos necessitados são levados para receberem o auxílio de perto, colhendo, dessa forma, forças para poderem alçar voos mais altos.

   Os mais experientes afirmam saberem de casos de curas ou melhoras acentuadas em muitos casos de doenças, mas sabemos que muita coisa está em jogo para se alcançar esse sucesso e uma delas é o merecimento e esforço. Conforme o tempo e união do grupo, as radiações irão se intensificando e atingindo maiores distâncias.

   Muitos Centros Espíritas, especialmente no exterior, já estão usando o tratamento espiritual, também conhecido como tratamento psicossomático. Pessoas que participaram desse tipo de tratamento, falaram da paz, da harmonia e de melhorias após o tratamento e depois a frequências nas palestras e a continuação dos passes semanais.

   A doutrina espírita é rica em ações meritórias que almejem unicamente o bem estar do próximo. Sem superstições, atavismos religiosos e a presunção de tudo saber ou poder, vamos, aos poucos, angariando maiores experiências e forças para cada vez mais auxiliar e crescer, sempre para Jesus.

Vibração

   Uma criança não é um ser de aparência infantil unicamente. Diante de nós está um Espírito reencarnado, de muitos milênios, assim como nós, de vivência, acertos e erros. Também vem com sua bagagem espiritual para uma nova experiência que lhe aponte novos rumos da evolução.

   Extremamente dependente dos pais nos primeiros anos de vida, conta com eles para serem não apenas amparados nas suas necessidades mais básicas, mas também no direcionamento espiritual.

   O Espírito sempre vem com propostas de melhorias e resgates que vão desde provações e expiações muitas vezes doloridas, daí a necessidade da doutrinação dentro dos postulados espíritas, preparando este ser humano para enfrentar, em todos os momentos e adversidades, a si mesmo para não ser vencido ou pelo menos vencer parte daquilo a que se propôs a fazer.

   Os pais são os balizares do inicio da jornada terrena. Serão eles os tutores, pois que em primeiro lugar todos são de Deus, os quais guiarão seus filhos rumo à Jesus e a Doutrina Espírita está preparada para orientar cada criança, atendendo, portanto o pedido de Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas".

Evangelização

   Os Espíritos nos alertam que “não fazer o bem já é mal”.

   A maior agressão não física que podemos infligir a outro ser humano é a indiferença na hora da necessidade. Se pararmos para contar os tesouros que recebemos todos os dias verá que não somos tão desprovidos de alguma coisa material que não possamos doar.

   A roupa guardada que não se usa faz tempo; o brinquedo esquecido no fundo do armário; comidas estragando na dispensa... Enfim, sempre teremos algo para dividir.

   Por diversas vezes Jesus expôs sua preocupação com os grandes desprovidos da época: órfãos, viúvas e doentes desvalidos. Pensando naqueles que podem ter um natal com a mesa mais farta, é que continuamos com a campanha de alimento e contamos com sua colaboração. Qualquer quilo de comida, não perecível, que você doar, não será apenas um prato a mais na mesa de alguém, será mais um sorriso que será posto no rosto de um irmão menos favorecido.

...Meus amigos, agradecei a Deus o haver permitido que pudésseis gozar a luz do Espiritismo. Não é que somente os que a possuem hajam de ser salvos; é que, ajudando-vos a compreender os ensinos do Cristo, ela vos faz melhores cristãos. Esforçai-vos, pois, para que, observando-vos, se possa reconhecer que verdadeiro espírita e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, pois todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, seja qual for a seita a que pertençam".       

– Paulo, o apóstolo. (Paris, 1860.) 

SEI QUE MEU TRABALHO É UMA GOTA NO OCEANO,

MAS SEM ELE, O OCEANO SERIA MENOR.

- Madre Teresa de Calcutá

Social

Fale Conosco

Contato

Obrigado! Mensagem enviada.

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Horário de Funcionamento

Segunda: 19h30 

​​Quarta:   19h30

​Sábado:   16h00

ENDEREÇO

Rua 37, casa 348 

IPEM - São Bernardo - Sâo Luis - MA

ENTRE EM CONTATO

© 2017 by Grupo Espírita Assistencial Nosso Lar - S.Luis/Brazil. Proudly created with Wix.com

bottom of page