top of page

O Que é Ser Feliz?

O Que é Ser Feliz?

Será a tão esperada conquista dentro da frase “venceu na vida”?

Ser médico, advogado, juiz ou presidente da república será o ápice da felicidade?

Seria o casamento, os filhos, a saúde e com o tempo, os netos, a continuação familiar?

Alguns aspiram tão só o trabalho, de onde se possa tirar o seu sustento e não ter insegurança trabalhista. Seria isso o ideal de total bem estar?

Pessoas há que só aspiram alguém para amar e por quem sejam amadas. Casais que não serão felizes sem filhos biológicos; jovens infelizes com seus pais e estes, por sua vez, insatisfeitos com a escolha matrimonial dos seus descendentes.

Em suma, onde observarmos quase todos estarão descontentes, mas poucos fazem para mudar a situação, contentando-se apenas com o que “chover na horta”.

É perigoso pormos a causa da nossa alegria na mão dos outros. Não saberemos se irão ao encontro de nossos anseios. É nesse ponto onde entra a abnegação e aprendermos que somos nós que devemos amar sem cobranças.

Instruir-se em ir além do que fazemos; conquistar novos patamares e aprender com os erros sempre será um degrau a mais escalado na realização íntima.

Conforme nos realizamos, sentimo-nos mais fortes e incitados para voos mais altos. Justamente quando estamos galgando o monte das lutas é que intuiremos que muitos, que não se atrevem a sair da zona do conforto, tentarão nos puxar para baixo. Não devemos parar, pois até eles podem depender do nosso crescimento, o qual, aliás, é pessoal, intransferível e sempre solitário.

A solidão geralmente é a nossa parceira na Terra quando queremos crescer, conquistar, mudar e até mesmo ajudar os outros. Essa é a ocasião na qual vamo-nos distanciando do “homem velho”, abdicando de antigos hábitos. Ideias novas e um senso de maior responsabilidade moral tomam conta dos nossos hábitos. Será quando percebemos que só contaremos com Deus e seus emissários de luz.

Isso não quer dizer que estaremos longe fisicamente dos nossos amores. Muito pelo contrário. Eles serão as bases para tudo isso. Serão eles a notar nossa mudança, nossa força e talvez alguns até sigam o exemplo. Outros irão apenas admirar e nada mais. Entretanto nós nunca poderemos ansiar que os outros nos compreendam completamente ou que sigam nossos passos. Ficamos ao lado de todos, mas nossos olhares já estão alhures, buscando outras pradarias com outros horizontes que propiciem novas práticas e amar incondicionalmente será o maior desses exercícios de subida espiritual.

A história mostra que todos os homens de gênio, os descobridores, os grandes transformadores da humanidade nunca se sentiam inteiramente realizados ou felizes enquanto não alcançassem o seu alvo. Geralmente estavam sozinhos com seus sonhos.

No cinema, diretores, já considerados lendas na arte de dirigir um mundo em alguns minutos, não se sentiam completos entre uma estreia e outra. Era preciso sempre trabalhar para projetar alegria, romance, suspense e apreensão no porvir do enredo.

A felicidade, portanto, fica condicionada ainda ao nosso aprendizado e realizações. Somos hoje seres produtivos e é isso que devemos fazer sempre. Trabalhar em prol do progresso do mundo e do próximo é trabalhar para nossa felicidade e evolução.

As palavras de Jesus nunca foram ditas sem um objetivo. Toda e qualquer frase tinha um alcance e cada uma dela cabe exatamente na nossa vida em qualquer conjuntura.


Ao dizer: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. (João 5:17) Jesus estava nos forçando a meditar sobre o labor, o qual traz conquistas de alto estima, desejo de crescer firmemente. O Mestre então nos fornece outro mapa, fechando o nosso pensamento sobre conquista e felicidade: “A cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page